Neptunus Express vence (outra vez) a Regata Ilha de Caras-Revista Náutica
Antonio Alonso Jr - Revista Náutica
Em Angra dos Reis (RJ)
![]() |
O Neptunus Express chegou a seu décimo título na regata |
O Neptunus, um Botin & Carkeek de 48 pés, venceu a classe ORC-internacional, dos barcos mais modernos e velozes, com o "pequeno" ILC 30 Good Vibe ficando em segundo lugar. Os campeões e vices de todas as classes estarão neste domingo na cerimônia de premiação, na Ilha de Caras.
Na ORC-Club, o título ficou com o Viscaya, seguido pelo Miragem. Baruk venceu na RGS, e estará na Ilha de Caras ao lado do vice, Santeria. Na APS, o campeão foi o Staccato, seguido pelo Forrobodó. Seu Tatá venceu na Cruzeiro, seguido pelo Orion. Entre os multicascos, o único a completar a regata foi o Kaka Maumau, de Adauto de Paiva.
A regata largou às 13h05, com vento fraco, de cerca de 5 nós, soprando de sudoeste. O Loyal Philips, um Judel Vrolik 48, aproveitou bem uma rajada logo após e chegou a liderar a regata. Após algumas milhas, nas proximidades do canal da Gipóia, Neptunus, Loyal e Montecristo, nesta ordem, lideravam a prova, com uma boa vantagem sobre os demais barcos, até que o vento acabou completamente.
Experiente em regatas nesta raia, André Mirsky, sabia que o vento ia mudar ali e já veio preparando sua tripulação para fazer a conexão da melhor maneira possível. "Quando o vento acabou, eu virei para minha tirpulação que, com calma, iríamos vencer a regata ali". Até ele largou o timão e toda a tripulação ficou a sotavento, tentando aproveitar ao máximo o vento que estava mais à esquerda. E funcionou muito bem. O Neptunus foi o primeiro barco a sair da calmaria e acabou abrindo uma boa vantagem sobre os dois outros adversários que estavam em sua cola. No final, quem surpreendeu foi o ILC 30 Good Vibe, que ficou com o segundo lugar.
Clique aqui para ver o álbum de fotos da regata.