Fonte: ZDL, em 30/06/200.
As primeiras medalhistas olímpicas da história estão confirmadas na competição
São Paulo (SP) – O mundo da vela de alto nível no Brasil sempre foi predominantemente masculino. A 36ª edição da Rolex Ilhabela Sailing Week, que será disputada a partir de sábado, no Yacht Club de Ilhabela (YCI), será um marco na história, com cinco tripulações femininas. Nunca tantas mulheres participaram do principal evento náutico da América Latina, mostrando a evolução do sexo frágil na modalidade.
Fernanda Oliveira e Isabel Swan fizeram história no ano passado ao conquistarem a medalha de bronze na classe 470 da Olimpíada da China, em Qingdao. Foi a primeira medalha feminina do esporte mais vencedor da história (tem 16 medalhas desde 1920, a primeira participação brasileira nos Jogos).

Fernandinha, como é chamada, comandará o J24 Diferencial na classe ORC Internacional 700. Já Isabel Swan será tripulante do Bamberg, um HPE25, comandado pela medalhista pan-americana e atleta olímpica Adriana Kostiw.
Na primeira regata, Ilha de Toque Toque por Boreste, no domingo, Fernanda terá a companhia do dono do J24, o juiz internacional Nelson Ilha. Nas demais provas, só terá mulheres a bordo: Ana Luiza Barbachan, Anelise Caminha, Denise Chagas, Giorgia Rodrigues e a mirim Luiza Lutz.
No HPE25 de Adriana Kostiw e Isabel Swan, estarão também Andréa Rushmann, Odile Ginaid e Corina Bremer. "Conseguimos o apoio de algumas empresas como a Bamberg Imóveis, Oakley, Alatur, Nob Sports, Marina Mistral e Max Restaurante. Sem elas seria impossível competir em Ilhabela”, disse Kostiw.
Outro J24 que chamará muito a atenção na ORCI 700 será o Eiger/Semp Toshiba, que terá a bordo a seleção brasileira feminina de match race. A timoneira Juliana Senftt quer mostrar o potencial de sua equipe que busca um patrocinador para ter melhores condições de disputar uma vaga na equipe olímpica nacional para os Jogos de Londres, em 2012.


A embarcação tem o patrocínio da Rhodia, através de sua marca Amni, que identifica os fios têxteis de poliamida para a confecção de roupas para a prática de atividades esportivas.

Muitas outras mulheres estarão participando do evento em outras dezenas de barcos, mas como minoria. Na ORC 700, por exemplo, Lucia Ribeiro da Silva Borba será proeira do veleiro Max, um Skipper 21.
Para mais informações: www.risw.com.br
Um comentário:
nossa ! eu conheço essa camila HAHA ela é mirim meeeeeeeeeeesmo HAHA menina tosca HAHA zueeeeeeeeera !
Postar um comentário